Cristiane Gouvea







quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Pedagogia da Autonomia


Não gostei muito quando fui "obrigada" a ler Pedagogia da Autonomia, de Paulo Freire, no primeiro ano do Magistério, mas conforme o tempo foi passando, eu tive a oportunidade de amadurecer na profissão, e hoje posso dizer que é um livro que não pode faltar na estante de um professor!

Vida de Droga - Walcyr Carrasco

O que mais chamou a minha atenção foi uma menina chamada Dora. Foi uma menina que era de classe média que perdeu tudo e foi para a periferia e acabou se envolvendo com drogas.
Nesse livro, Walcyr Carrasco consegue nos mostrar claramente como as más influências podem ser fatais na vida de uma pessoa.
É uma leitura que prende a atenção e faz com que não se tenha vontade de parar de ler!

A fantástica fábrica de chocolates








Sem dúvidas, A Fantástica Fabrica de Chocolates, ou Charlie and the Chocolate Factory, é o meu filme preferido.
Com a direção de Tim Burton, conta a participação dos atores Johnny Depp , Freddie Highmore , David Kelly , Helena Bonham Carter , Noah Taylor.
Mostra de uma uma forma sem igual como deve ser a educação de uma criança...
Sem contar que o Johnny Depp está maravilhoso...
Vale a pena assistir!!

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Meu presente de Aniversário


Como todos já sabem, eu adoro corujas, minha irmã Luciane me deu essa de presente de aniversário.
É claro que eu adorei...
Valeu Lu...

Caderno com capa em E.V.A




Em breve se iniciará mais um ano letivo... o último ano do meu curso de Magistério...
O tempo passou tão rápido, parece que foi ontem que eu tomei a decisão de seguir a carreira de professora.
Fiz esse caderno para a disciplina de Estágio Supervisionado... Já estou com saudades...

domingo, 3 de janeiro de 2010

Programa Construindo Cidadãos

Fiz esse enfeite de porta com a logo do Programa Construindo Cidadãos, onde tive minha primeira experiência como professora!!

sábado, 2 de janeiro de 2010

Cartões de Aniversário


Trabalho com crianças de um Programa Social, oferecido pela Secretaria Municipal de Promoção Social, para valorizar o ser humano, fazemos uma festa de aniversário anual, assim podemos comemorar o aniversário de todas as nossas crianças e adolescentes, fiz esses cartões para lembrar a cada um o quanto cada pessoa é única e insubstituível.

Calendário


Adorei fazer esse calendário... assim como os "Ajudantes do dia", copiei o modelo do blog "Educar Já", é interessante, pois as crianças podem ajudar a montar o calendário todos os dias!!

Ajudantes do Dia

Copiei esse modelo do blog "Educar Já", deixou a sala de aula um pouco mais organizada, pois todos os dias os nomes são trocados e todos ficam sabendo quem é o ajudante do dia!!

Mural e Porta Retratos em Isopor e E.V.A.

Faz um tempão que fiz esse mural, 1 ano e 6 meses para ser mais exata. Foi para minha querida sobrinha neta Izadora...

Mural em isopor e E.V.A



Fiz esse mural com isopor e E.V.A. para fixar avisos, recados, fotos etc...
Fica bem legal e é muito fácil de fazer!!

sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

Te amo mais que tudo!!!

Não há como explicar... simplesmente te amo mais que tudo!!!

Educação Sexual


Quero aproveitar esse espaço para falar sobre a Educação Sexual na escola.

Esse assunto é delicado, porém, não deve ser deixado de lado.

Depois de muita pesquisa para realizar um projeto para a disciplina de Estágio Supervisionado, me interessei um pouco mais pelo assunto.

São muitos os exemplos de perguntas que os pequenos nos fazem, e que na hora chega a faltar o chão por não saber como responder.

Muitos professores estão despreparados, infelizmente não sabem lidar com o assunto, muitos chegam a pensar que esse é um assunto para ser tratado em casa, pelos pais.

Eu concordo plenamente com Freud, quando disse que os pais são incompetentes para tal assunto. Dentro de algumas famílias, sem generalizar, o sexo é tratado como tabu, os pais evitam dar respostas corretas para as crianças, sem contar que colocam o sexo como algo proibido, errado e sujo.

Os meios de comunicação, como televisão, internet, revistas e outros, nos trazem o sexo de forma clara e explícita. Não há como esconder nada dos olhos das crianças, mas nem sempre essas informações são suficientes para sanar as dúvidas.

Precisamos entender que a sexualidade está presente no recém-nascido e de que ela continua a desenvolver-se durante algum tempo, sendo dominada por um progressivo processo de supressão; este, por sua vez, é interrompido por avanços periódicos no desenvolvimento sexual ou pode ser sustentado por peculiaridades individuais.



Feliz Ano Novo!!!

Quero desejar a todas as pessoas que seguem, ou simplesmente visitam meu blog, um ano novo repleto de paz, realizações, felicidades, saúde, dinheiro no bolso, e acima de tudo muito amor.